25 de setembro de 2022

13ª SEMAT

Confira aqui tudo o que vai rolar na 13ª edição da Semana de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Goiás:

molde01 com borda

Prezados, os horários apresentados estão no Horário Padrão de Brasília, Fuso horário (GMT-3).


 

DIA 08/11/2022 

Palestra:

14:00 às 16:00

 A professora doutora Joana Peixoto nos agraciará com a palestra de abertura da 13ª SeMat, cujo título será : Tecnologia na educação: Uma questão de transformação ou de formação? 

A palestra parte do questionamento da associação automática entre o uso de tecnologias e a transformação das práticas pedagógicas. Ao invés de partir do pressuposto que as tecnologias causam as necessárias mudanças educacionais, propomos uma reflexão com base em três eixos: 1. Uma abordagem epistemológica para explicar as relações entre tecnologias e educação; 2) A necessidade de compreender a tecnologia sob uma perspectiva crítico-dialética; 3) A ênfase em programas de formação docente continuada.


Minicursos:

Todos ocorrerão das 16:30 às 18:00

 O discente Enzo Morato de Assis Machado, um estudioso, autodidata e entusiasta da matemática, ofertará o minicurso: Uma visão universal da matemática através da Teoria de Categorias

Desde sua concepção na década de 40 por Saunders Mac Lane e Samuel Eilenberg, a teoria de categorias permeia as mais diversas áreas da matemática moderna. Apesar de ter surgido inicialmente no contexto da topologia algébrica, rapidamente espalhou-se através do trabalho de matemáticos como Alexander Grothendieck e F. William Lawvere para campos como geometria algébrica, lógica matemática e alcançando até mesmo a ciência da computação. Desta forma, a teoria de categorias assume o papel de uma nova língua franca para a investigação matemática que oferece uma perspectiva diferente à usual advinda da teoria de conjuntos.
Neste minicurso serão abordados tópicos elementares em teoria de categorias, culminando na exploração das propriedades universais e suas conexões com as noções de funtores adjuntos e imersões de Yoneda, as quais unificam construções encontradas nos mais variados lugares na matemática. Ao final deste, a maior parte da linguagem categórica básica terá sido brevemente exposta, possibilitando assim (caso desejado) um maior aprofundamento na literatura e no estudo de algumas aplicações da teoria em outros campos. Além disto, espera-se que seja possível transmitir a beleza desta nova linguagem, que consegue construir pontes e elucidar as mais diversas conexões entre áreas, construindo de fato uma visão universal para a matemática.


 O professor doutor Marcos Roberto Batista dará o minicurso: Uma Introdução à Teoria Linear de Kato para Equações Diferenciais Parciais

A proposta deste minicurso é apresentar conceitos básicos da topologia dos espaços vetoriais defunções e aplicações lineares, ferramentas essenciais para a análise de EDPs.
Inicialmente, fazemos uma introdução aos Espaços de Sobolev e à Teoria Espectral de OperadoresLineares. Definimos semigrupos de operadores lineares e exibimos suas principais propriedades.
A seguir, construímos a exponencial de um operador diferencial através do Teorema de Hille-Yosida,que estabelece a boa colocação do problema de Cauchy para determinados tipos de EDPs. Neste contexto,as equações parciais podem ser vistas como equações ordinárias com retrato de fase num espaço de funções.
Finalmente apresentamos, de forma bastante introdutória, a Teoria Linear de T. Kato para a resoluçãode EDPs lineares do tipo evolução.


 O professor doutor Márcio Dias Lima, juntamente com os discentes da licenciatura em Matemática do IFG: Andreza Alves Bento do Rosário, Amanda Gonzaga Sousa Silva, Artur Godoy Veiga Magalhães e Iasmin Gabriele Sousa de Oliveira, darão o  minicurso: Programação em Python – Operações com Matrizes

Sabendo da importância dos futuros profissionais e que esses devem possuir o conhecimento do funcionamento dos recursos tecnológicos e tenham a oportunidade de criar a partir deles, em especial os professores de matemática, e que linguagem de programação permite que o professor desempenhe uma postura ativa na criação desses recursos didáticos, permitindo trabalhar de forma mais concreta com conceitos abstratos considerados de difícil compreensão quando trabalhadas apenas no quadro branco e livros didáticos. Propomos, por meio de um minicurso, oferecer esse contato inicial com a linguagem de programação Python no ensino de matrizes, onde abordaremos sua definição, operações, e resolução de problemas, utilizando o compilador online GDB.


O professor mestre Rubens Ferronato dará o minicuro: A Efetiva aprendizagem de matemática através de uma hierarquia de experiências com auxílio do multiplano



DIA 09/11/2022 

Apresentação de pôsteres e comunicações orais e outras atividades das 13:00 às 14:00

13:00 – 14:00 Pôster: Proporções entre segmentos parabólicos (Tenda próxima à Cinemateca)
Proponentes: Prof. Dr. Kariton Pereira Lula – IFG Inhumas
                          Neydiwan Ferreira Silva – SEDUC

13:00 – 14:00 Sala Ma-Temática – Jogos (Tenda próxima à Cinemateca)
Proponente: Prof. Me. Manoel Bernardes de Jesus – IFG

13:05 – 13:20  Comunicação Oral: Relatos de Experiência do Projeto Integrar Escola e Matemática
                           Discente Mara Vilma Ferreira Saraiva – UFCAT
Proponentes:  Discente Paula Giovana Pereira da Silva – UFCAT
                           Profa. Dra. Juliana Bernardes Borges da Cunha – UFCAT

13:25 – 13:40  Comunicação Oral: Teoria de semigrupos aplicada a um problema de combustão em meios porosos com n camadas
                          Prof. Dr. Eduardo Arbieto Alarcon – IME UFG (In Memoriam)
                          Prof. Dr. Marcos Roberto Batista – IFG
Proponentes: Prof. Dr. Alysson Tobias Ribeiro da Cunha – IME UFG
                          Prof. Dr. Jesus Carlos da Mota – IME UFG
                          Prof. Dr. Ronaldo Antônio dos Santos – IME UFG

13:25 – 13:40 Comunicação Oral:  Implementação da Torre de Hanói em 2D e sua fundamentação matemática como estudo para aprendizagem do conceito de Pilha
                          Prof. Dr. Kariton Pereira Lula – IFG Inhumas
                          Discente Tharles de Sousa Andrade – IFG Inhumas
Proponentes: Profa. Dra. Renata Luiza da Costa – IFG Inhumas
                         Discente Rafael Rodrigues Glay – IFG Inhumas
                         Discente Guilherme de S. Lopes – IFG Inhumas

13:00 às 14:00 Defesa do TCC   A graduanda Beatriz de Freitas Oliveira fará a defesa do seu trabalho de conclusão de Curso intitulado: AS CONCEPÇÕES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PRESENTES NAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PERÍODO DE 2017 A 2021  sob a orientação do professor doutor Luciano Duarte da Silva

A aplicação da Modelagem Matemática como metodologia de ensino tem sido amplamente estudada nos últimos anos, ocasionando na constituição de diferentes concepções e métodos de aplicação no ambiente escolar. Desse modo, esta pesquisa buscou por meio da análise de teses e dissertações compreender qual a concepção de Modelagem Matemática utilizadas em sala de aula entre os anos de 2017 e 2021. Assim, a partir do Banco de Digital de Teses e Dissertações (BDTD) foram escolhidos os trabalhos que por sua vez passaram pelo processo de refinamento de modo que fossem utilizados apenas aqueles que melhor atendessem aos objetivos desta pesquisa. Em seguida foi realizada a análise dos trabalhos baseado nas ideias da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2016). A partir desse processo obteve-se a divisão das concepções em duas classificações: Matemática Aplicada e Educação Matemática, onde dentro desta última é possível identificar concepções que apresentam como intuito essencial à aprendizagem do conteúdo matemático enquanto outras objetivam uma formação crítica e social do aluno. Além desses resultados também foi possível observar o desenvolvimento dessas pesquisas segundo o ano de aplicação, a região geográfica e por titulação revelando um pouco do panorama no qual se encontram as pesquisas de Modelagem Matemática aplicadas em sala. Dessa forma, esses resultados apresentam um panorama das pesquisas e apontam tópicos que podem ser estudados em investigações futuras.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Concepções. Educação Matemática.

Palestra:

14:00 às 15:15

 O Professor mestre Rubens Ferronato fará a palestra cujo tema é: O ensino da matemática com Metodologia Ativa no Princípio do Desenho Universal

 


Minicursos:

Todos ocorrerão das 15:30 às 17:00

 Continuaçao do  minicurso: Uma visão universal da matemática através da Teoria de Categorias


Continuação do minicurso: Uma Introdução à Teoria Linear de Kato para Equações Diferenciais Parciais


 Continuação do   minicurso: Programação em Python – Operações com Matrizes


Continuação do minicurso: A Efetiva aprendizagem de matemática através de uma hierarquia de experiências com auxílio do multiplano


15:30 – 17:00 OficinaIntrodução às construções geométricas
Proponentes: Profa. Ma. Franciane José da Silva – IFG
                         Discente Gabriel Amorim Fernandes – IFG

A Professora mestra Franciane José da Silva ofertará a oficina: Introdução às construções geométricas

A oficina objetiva fazer uma introdução às construções geométricas utilizando régua e compasso, para solução de problemas, com o intuito de reforçar os conceitos de geometria plana válidos para cada figura. Recurso motivador que pode ser utilizado  pelos docentes quando ensinam o conteúdo de geometria plana.



DIA 10/11/2022 

Comunicações orais  das 13:00 às 14:00 na Sala S 107

13:05 `as 13:20 Aplicação da linguagem de programação em Python para o ensino de Estatística no Ensino Médio
                          Discente Sabrina Rodrigues Vieira – IFG
Proponentes: Profa. Dra. Aline Mota de Mesquita Assis – IFG
                          Prof. Me. Rogério da Silva Cavalcante – IFG

13:25 – 13:40 Uma Breve Apresentação da Vida de Marie-Sophie Germain
Proponentes: Profa. Dra. Aline Mota de Mesquita Assis – IFG
                         Discente Patrícia da Silva Costa – IFG

13:45 – 14:00 Metodologias de Ensino de Matemática para além da exposição dos conteúdos: Relato de Experiência no Estágio Supervisionado IV
                          Profa. Dra. Aline Mota de Mesquita Assis – IFG
Proponentes: Profa. Ma. Priscila Branquinho Xavier – IFG
                          Discente Vitória Alves Pereira da Silva Prado – IFG
                          Discente Lenice da Silva Campos Carvalho – IFG

Comunicações orais  das 13:00 às 14:00 na Sala S 106

13:05 – 13:20 Vida e Obra de Hermann Grassmann e sua relaçãao com a Álgebra Linear
Proponentes: Discente Julia Santana Garcia Borges – IFG
                         Profa. Dra. Aline Mota de Mesquita Assis – IFG

13:25 – 13:40 Ciclos limite de grande amplitude em sistemas definidos por partes
Proponentes: Mestranda Fernanda dos Anjos Felix – IME UFG

 

Seminário:

O professor doutor Thiago VedoVatto fará o seminário: Análise de Séries Temporais: Um quadro das últimas contribuições para essa área.

Dados sob forma de séries temporais são relevantes em inúmeros contextos, essa estrutura de dados é observada na agricultura, medicina, ecologia, geologia, atuária, etc.
O proposição de métodos para analisar dados dessa natureza tem crescido significativamente nos últimos anos.
Nessa apresentação faremos um panorama das principais técnicas usadas nesse contexto dando destaque ás suas aplicabilidades.

 

Palestra:

14:00 às 15:15

 O Professor doutor Glen Cezar Lemos   e o professor Doutor Duelci Aparecido de Freitas Vaz, farão a paletra: Willie Alfredo Maurer: vida, obras e contribuições para o ensino da Matemática no Brasil.

Nesta palestra será apresentado o resultado de uma pesquisa na área de História da Educação Matemática cujo objetivo foi o de produzir a tese de doutorado intitulada “ Willie Alfredo Maurer: vida, obras e contribuições para o ensino da Matemática no Brasil”, defendida na UNESP Rio Claro em 2013. Também serão divulgadas outras publicações frutos da pesquisa, como artigos e livros.


Minicursos:

Todos ocorrerão das 15:30 às 17:00

 Continuação do  minicurso: Uma visão universal da matemática através da Teoria de Categorias


Continuação do minicurso: Uma Introdução à Teoria Linear de Kato para Equações Diferenciais Parciais


 Continuação do   minicurso: Programação em Python – Operações com Matrizes


Continuação do minicurso: A Efetiva aprendizagem de matemática através de uma hierarquia de experiências com auxílio do multiplano


Continuação  da oficina: Introdução às construções geométricas



DIA 11/11/2022 

Mesas-Redondas:

Das 13:00 às 15:15 teremos a mesa-redonda composta pelo professor doutor Marcos Napoleão Rabelo, professor doutor Frabrízzio Alphonsus Alves Nunes Soares e professora doutora Kélem Gomes Lourenço e mediada pelo professor doutor Márcio Dias Lima, com a temática: Continuação dos estudos… Mestrado e Doutorado em áreas afins.

É natural que os alunos da Licenciatura em Matemática e Especialização em Matemática que desejam continuar os estudos procurem pós-graduações em Matemática e Educação Matemática. Sendo assim, a presente mesa redonda visa apresentar alguns programas de Mestrado e Doutorado em áreas afins como outras oportunidades para continuação dos estudos.


 

Das 15:30 às 17:00 teremos a mesa-redonda composta pelos discentes: Beatriz de Freitas Oliveira, Marcus Vinícius Barbosa da Silva, Sabrina Rodrigues Vieira e pela professora doutora Fabiane Costa de Oliveira e mediada pela professora doutora Aline Mota de Mesquita Assis e pelo professor doutor José Eder Salvador de Vasconcelos com a temática: Atuação do Licenciando em Matemática na perspectiva do estágio supervisionado não obrigatório.

O estágio curricular supervisionado não obrigatório, é uma modalidade de estágio, previsto na Lei 11.778 e na Resolução 57/2014 do IFG, que pode ser desenvolvida como atividade opcional podendo ser remunerado ou não. Emerge como uma opção de atividade prática, que colabora para a permanência e êxito dos estudantes, na medida em que pode apresentar possibilidades diversas de atuação e oferece remuneração que ajudará ao estudante custear sua permanência. Nessa mesa redonda pretende-se apresentar possibilidades de atuação de estágio não obrigatório, por meio dos relatos das experiências dos estudantes que já o desenvolveram, e estabelecer uma discussão acerca do tema e do seu aproveitamento, enquanto estágio obrigatório.



Encerramento:

17:00 às 17:30

Para finalizar as atividades da 13ª SeMat teremos o show com o Rapper  Kbuuu N1G