Palestrantes e ministradores dos minicursos

Marco Aurélio Brazão Costa Badan

WhatsApp Image 2019-10-11 at 16.31.35 (6)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1989), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) pela Universidade Federal de Uberlândia.

Atualmente é professor efetivo no IFG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Goiânia, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Possui experiência em Engenharia Mecânica, com ênfase em: desenhos de máquinas, projetos mecânicos e dinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: simulações numéricas, otimização de sistemas mecânicos, planejamento experimental, redes neurais, acústica, vibrações e análise modal.

Celso Faria de Souza

WhatsApp Image 2019-10-11 at 16.31.35 (4)

Possui graduação em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000).

Atualmente é Gerente de Engenharia e Manutenção da Aliança Aviação LTDA.

Virgílio Alexandre Graça Marques da Costa

Engenheiro Mecânico com especialização em Manutenção Aeronáutica de Motores, Hélices, Células e em END (Ensaios Não Destrutivos). Especializado em manutenção preventiva e preditiva.

Écio Naves Duarte

WhatsApp Image 2019-10-11 at 16.57.45

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1994), mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) – CONCEITO 7 – doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia – CONCEITO 7, com estágio de doutorando (PDEE) concedido pela CAPES e desenvolvido na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), em Barcelona, Espanha.

É pós-doutor em Engenharia Mecânica pelo Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia (CIMNE), da UPC, em Barcelona, Espanha.

Atualmente, é professor do curso de engenharia mecânica do IFG, onde coordena o acordo internacional de cooperação científica com o Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC).

Pesquisa principalmente os seguintes temas: métodos computacionais, conformação mecânica, revestimento, contato, freios de estampagem, crimpagem.

Ricardo Vitoy

WhatsApp Image 2019-10-11 at 16.31.35 (3)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).

Atualmente é consultor – MUSA INDÚSTRIA E COMÉRICO DE ALIMENTOS LTDA, engenheiro – TRAVAGLIA ENGENHARIA LTDA, prof especialização em avaliações e perícias do Instituto de Pós-Graduação e Graduação, professor de pós graduação do Instituto de Pós-Graduação e Graduação, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e professor licenciado do ensino superior da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Tem experiência em Engenharia Mecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, mecânica dos fluidos, projeto e processamento industrial.

Marcus Antonio Viana Duarte

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1994).

Atualmente é Docente da Universidade Federal de Uberlândia, Revisor de periódico da Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering (Im, Revisor de periódico da Applied Acoustics, Revisor de periódico da Journal of Quality in Maintenance Engineering e Revisor de periódico da MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING.

Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos. Atuando principalmente nos seguintes temas:acústica, Motores Eletricos, Ventiladores Tesla.

Frederico Gomes

Graduado no tecnólogo eletromecânica Industrial em 2008 no IFG, graduado em Engenharia Mecânica pela UNIP em 2017, MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado pelo IPOG.

Possui 11 anos de experiência Técnico/Comercial em empresas de grande porte do seguimento de lubrificantes, com atuação regional ,nacional e multinacional.

Atualmente é assessor Sênior PETRONAS LUBRIFICANTES, responsável pela gestão de grandes contas de consumidores finais do Centro Oeste e Triângulo Mineiro

Jose Luiz Oliveira Pena

WhatsApp Image 2019-10-11 at 16.31.35

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1996) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003).

Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Controle de Qualidade na Fabricação Via Análise de Sinais, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sinais, vibrações, simulação numérica.

Ronay de Andrade Pereira

WhatsApp Image 2019-10-11 at 17.29.08

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1992).

Atualmente é professor de 1º e 2º graus do IFG- Instituto Federal de Goiás.

Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Térmica- Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado e Máquinas Térmicas como Compressores , Turbinas e Motores a Combustão Interna.

Eider Lúcio de Oliveira

WhatsApp Image 2019-10-11 at 16.41.42

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica (acústica) pela Universidade Federal de Uberlândia.

Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Tem experiência na área de acústica, controle ativo de ruídos, processamento digital de sinais e microcontroladores. Desenvolve pesquisa com foco em Controle Ativo de Ruído.

Arquimedes Lopes da Silva

Screenshot_2

Possui graduação na área de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (1989), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, com enfâse em Computação Gráfica.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (IFG) e Engenheiro Eletricista.

Tem experiência na área de Teoria Geral dos Circuitos Elétricos, projetos de instalações elétricas e desenvolvimento em computação científica e comercial. Leciona disciplinas em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação nas área de Engenharia Elétrica e de Informação e Comunicação, Eficiência Energética e Compatibilização de Projetos em Edifícios.