História do ensino da dança no Brasil é abordada em artigo

dagmar

As professoras/pesquisadoras do Instituto Federal de Goiás, Dagmar Dnalva da Silva Bezerra e Luciana Gomes Ribeiro, publicaram na Incomum Revista, o artigo A história do ensino da Dança no Brasil e a Educação Básica. Acompanhe o resumo de trabalho:

Este trabalho resulta de pesquisa realizada sobre o ensino de Dança no Brasil e a sua inserção nas escolas de educação básica, a partir de revisão bibliográfica da história do ensino da dança no Brasil e sua inserção como conteúdo das Artes na escolarização básica. Iniciou-se por um breve histórico da dança como campo da Arte nos espaços formais e a contribuição dos precursores da área no país. Foi tomado como categorias de análise o levantamento das concepções de dança, corpo, educação, professor e formação docente, com o objetivo de contribuir com a reflexão sobre o ensino da dança no país, porque entende-se que a formação em Dança pode desencadear reflexões sobre o campo da dança e da educação.

Acesse o trabalho na Incomum Revista.