Artes e espetáculos na história do IFG

Brunno-Martins_Gira-Dança-_-Proibido-Elefantes_I

O Festival de Artes de Goiás foi criado em 1998 em homenagem aos 90 anos de Instituição da antiga Escola Técnica Federal de Goiás, criada como Escola de Aprendizes e Artífices pelo presidente Nilo Peçanha em 1909, na antiga capital do Estado, a Cidade de Goiás, e hoje reestruturada como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). A escolha da cidade para sediar o Festival deveu-se à identificação histórica com a origem do IFG e também como celebração do principal sítio histórico e cultural do estado, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2001.

Iniciado como projeto de extensão, o primeiro Festival de Artes de Goiás teve como principal idealizador o professor do Câmpus Goiânia Reginaldo José Saddi, músico e diretor de teatro, falecido em setembro de 2014. O Festival contou até hoje com treze edições, realizadas de 1998 a 2014, sendo até 2003 (IV edição) sediado na Cidade de Goiás.

Em 2004, o Festival foi transferido para Goiânia e passou a ser realizado bienalmente, nas dependências do IFG – Câmpus Goiânia, buscando envolver a comunidade interna e a população goianiense, além de afirmar o diálogo no âmbito da tradição, da academia e da insurgência no contexto local e nacional.

A partir do ano de 2010, com a ampliação da Instituição, iniciou-se a proposta de efetivar as ações do Festival em todos os câmpus do IFG, nos municípios de Anápolis, Formosa, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu. No novo formato, o Festival de Artes de Goiás assumiria o perfil de um evento institucional, com abrangência e envolvimento de todas as unidades do IFG. O evento voltaria a ser realizado anualmente, sendo bienalmente no Câmpus Goiânia nos anos pares, e, nos anos ímpares intercaladamente nos demais câmpus, de acordo com a formatação a ser criada pelo corpo dirigente da Instituição. No entanto, em 2011, o evento que seria realizado no IFG – Câmpus Anápolis foi cancelado devido à Greve Nacional dos Servidores da Educação ocorrida naquele ano. O mesmo aconteceu em 2012, quando retornaria à antiga capital goiana, sendo retomado apenas em 2013, após 3 anos, em sua XI edição numa forma de reencontro com a Cidade de Goiás, berço de sua criação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *