Sobre a FECIN

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) por intermédio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Diretoria de Pesquisa e Inovação/Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG (PROPPG/DPI/CiteLab) e em acordo com o Processo de Aprovação N° 405141/2022-0 – Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N. 06/2022 – Linha 2 – Abrangência Estadual, realizará I FEIRA INTEGRADA DE CIÊNCIAS DO IFG: “IFG+CIÊNCIA: Inovação e tecnologias na transformação e inclusão social”.

Informações Iniciais

A I FEIRA INTEGRADA DE CIÊNCIAS DO IFG (FeCin): “IFG+CIÊNCIA: Inovação e tecnologias na transformação e inclusão social” será realizada no âmbito do IFG, considerando indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão.

Envolverá os 14 câmpus do IFG presente nas seguintes cidades de Goiás: Aparecida de Goiânia, Anápolis, Águas Lindas, Cidade de Goiás, Formosa, Goiânia (Câmpus Goiânia e Goiânia Oeste), Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Senador Canedo, Uruaçu e Valparaíso.

Possui caráter estadual com representantes de instituições públicas e conveniadas de Ensino Superior e da Educação Básica de Goiás.

Será um evento para exposição e premiação de trabalhos científicos propostos/desenvolvidos nos níveis de ensino Fundamental II e Médio, inclusive Técnico Integrado e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas públicas e conveniadas do estado de Goiás.

Natureza do Evento

Será um evento para exposição e premiação de trabalhos científicos propostos/desenvolvidos nos níveis de ensino Fundamental II e Médio, inclusive Técnico Integrado e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em escolas públicas e conveniadas do estado de Goiás.

Acontecerão atividades formativas e de organização ao longo de 2023 e a exposição final será no SIMPEEX, evento institucional do IFG, previsto para outubro de 2023.

Público Alvo

Educadores, professores, servidores de escola pública e/ou conveniadas ou estudantes matriculados em cursos de ensino superior de instituições públicas e/ou conveniadas, que atuarão como orientadores e/ou coorientadores.

Estudantes matriculados no Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, incluindo a EJA, de escolas públicas e/ou conveniadas do estado de Goiás.

Objetivos Principais

Promover a formação de estudantes e professores do ensino fundamental, médio e técnico no método científico e em outros conceitos fundamentais para a cultura científica;

Estimular práticas pedagógicas que desenvolva a leitura, escrita, compreensão de texto por meio de resolução de problemas de investigação.

Incentivar e valorizar projetos articulados às diversas áreas do conhecimento relacionados à reflexão e intervenção na temática principal do evento.

Favorecer a integração e trabalho em rede entre instituições de ensino em Goiás, articulando programas já implementados, tais como PIBID e Residência Pedagógica (da Capes).

Estimular os jovens estudantes da Educação Básica para as carreiras das áreas científicas, tecnológicas e de docência, em todas as áreas do saber, entendendo-as como fundamentais para o exercício da cidadania consciente e desenvolvimento humano;

Incentivar a participação de meninas e mulheres nas áreas científicas e tecnológicas;

Oportunizar a troca de experiências entre estudantes e a sociedade em geral, incentivando a cooperação e a solidariedade, voltadas para o desenvolvimento humano.

Áreas de Conhecimento e Foco

Os projetos devem se incluir em uma das seguintes áreas:

  • Ciências Agrárias
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Sociais
  • Ciências Humanas
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Engenharias
  • Linguística, Letras e Artes

Os projetos deverão ter como foco a cooperação e a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, visando a redução das desigualdades e o desenvolvimento humano e sustentável, considerando especificidades locais, regionais e globais;

Metodologia

Cursos de formação continuada com professores da rede pública de ensino (de forma remota e presencial) de maio a outubro;

Atividades formativas com estudantes das escolas públicas e conveniadas (de forma remota e presencial) considerando as temáticas da Feira de Ciências e diálogo com os professores da escola, tais como:

Visitas ao câmpus do IFG para oficinas em laboratórios, laboratórios maker, bibliotecas, dentre outros;

Oficinas de leitura e escrita científica;

Oficinas com meninas para o estímulo de atividades nas áreas de ciências exatas e naturais e engenharias, dentre outros.

Articulação de atividades realizadas pelo PIBID e Residência Pedagógica para o estrutura do projeto de investigação, desenvolvimento e organização para apresentação na IFeCin;

Apresentação em outubro dos trabalhos desenvolvidos, via “Mostra” com a utilização de recursos como maquetes, cartazes, pôsteres, experimentos didáticos, produto educacional, protótipos, instalações artísticas, performances, exposição de artes visuais, pinturas, danças, dentre outros.

Premiações de trabalho por categorias.

Mais informações

Instagram: https://www.instagram.com/fecin2023/

Email para contato e dúvidas: fecin@ifg.edu.br

 

 

Realização

Marca-01

Apoio

cnpq

Instituições Parceiras

ueg100ufg100ufj

Projetos Parceiros

proj parceiros